Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PSOE poderia formar Governo tanto com Cidadãos como com Unidas Podemos

Uma sondagem publicada hoje pelo polémico Centro de Investigações Sociológicas (CIS) espanhol indica que o Partido Socialista, no poder, ganharia as eleições legislativas e poderia escolher uma solução de Governo tanto à esquerda como à sua direita.

PSOE poderia formar Governo tanto com Cidadãos como com Unidas Podemos
Notícias ao Minuto

14:23 - 09/04/19 por Lusa

Mundo Sondagens

A sondagem publicada pelo "organismo autónomo" que depende do Governo espanhol dá ao PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) 30% de intenção de voto para as eleições legislativas de 28 de abril próximo.

Se as eleições se realizassem hoje, segundo a mesma sondagem, o bloco de partidos de direita -- Partido Popular (PP, direita), Cidadãos (direita liberal) e Vox (extrema-direita) - não conseguiria obter a maioria absoluta de deputados (176 num total de 350).

O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) poderia formar um Governo conseguindo o apoio de uma maioria absoluta do parlamento tanto à direita, com o Cidadãos, como à esquerda, com o Unidas Podemos (coligação de extrema-esquerda).

Os socialistas têm-se mostrado abertos a uma solução de Governo tanto à esquerda, com Unidas Podemos, como à direita, com o Cidadãos, partido que, no entanto, já anunciou recusar um acordo com "este PSOE de Pedro Sánchez", o atual Primeiro-ministro.

A soma dos votos do PSOE e do PP também atingiria a maioria absoluta, mas os dois partidos são os grandes "inimigos" da política espanhola e têm-se intercalado na condução do executivo desde a transição democrática, há mais de 40 anos.

O CIS tem sido alvo de críticas da direita, que acusa o organismo de manipular os dados das sondagens a favor dos socialistas.

Nesta sondagem, o organismo fez 16.800 entrevistas pessoais, quase seis vezes mais do que o número utilizado habitualmente todos os meses.

O PSOE seria o partido mais votado com até 138 deputados e 30,2% das intenções de voto, seguido pelo PP, com um máximo de 76 lugares e 17,2%, vindo em terceiro lugar o Cidadãos, com um máximo de 51 deputados e 13,6%, seguido do Unidas Podemos com 43 lugares e VOX, que entraria pela primeira vez no parlamento, em quinto lugar, com um máximo de 37 assentos e 11, 9%.

O primeiro-ministro socialista espanhol, Pedro Sánchez, convocou eleições legislativas antecipadas para 28 de abril, as terceiras em menos de quatro anos, depois de o parlamento ter chumbado a 13 de fevereiro último o seu projeto de Orçamento para 2019.

Pedro Sánchez justificou a sua decisão porque "entre não fazer nada", continuando a governar com o orçamento do chefe do Governo anterior, Mariano Rajoy, do Partido Popular, e "dar a palavra aos espanhóis", prefere a segunda opção.

A queda do Governo deveu-se principalmente à falta de apoio dos partidos independentistas catalães na aprovação do orçamento para 2019, depois de terem ajudado em junho do ano passado o PSOE a chegar ao poder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório