Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Juíza surpreende com castigos que incluem idas a Santiago de Compostela

Magistrada acredita que jovens conseguem aprender muito mais facilmente uma lição quando veem resultados imediatos.

Juíza surpreende com castigos que incluem idas a Santiago de Compostela
Notícias ao Minuto

11:46 - 09/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Uma juíza do Tribunal de menores da Palma de Gran Canaria, em Espanha, está a marcar a diferença pela forma como decide punir os menores que apresentam comportamentos que fogem à lei.

Reyes Martel acredita que os jovens de hoje se caracterizam por serem os "jovens dos 3 i's: Internet, imediato e irreverência".

Posto isto, crê que estes conseguem aprender muito mais facilmente uma lição quando veem resultados imediatos.

Assim, a juíza e os seus colegas defendem que a reinserção pedagógica dos jovens delinquentes apresenta muito mais resultados, uma vez que as medidas punitivas não colhem empatia por parte dos mesmos.

"A capacidade de reintegração de menores é tremendamente bem-sucedida, muito mais do que em adultos", defende, salientando que "os índices de recuperação são de 80% e que estes acabam por se tornar em cidadãos exemplares", noticia a ABC.

Entre os castigos impostos, está a obrigação de fazer os caminhos de Santiago de Compostela a pé. A caminhada fá-los aprender a partilhar e permite-lhes "reorganizar a sua vida e regressar a casa com valores diferentes , bem como a ter noção do esforço que é preciso para chegar onde queremos".

Num outro caso, a juíza viu-se a par com o caso de uns jovens que haviam roubado instrumentos musicais a uma organização solidária. Para aprenderem a lição, decidiu que ficariam encarregues de limpar os instrumentos da instituição. Ao interagirem de perto com outros jovens da organização, estes perceberam o impacto negativo que a sua ação tinha tido junto dos mais desfavorecidos.

O êxito das suas medidas levaram-na a criar a sua própria instituição, o UP2U Project, através da qual lança programas de aprendizagem de variados ofícios, através dos quais tenta reintegrar na sociedade estes jovens problemáticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório