Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-presidente da Nissan detido por má conduta acusa empresa de complô

O ex-presidente da Nissan Motor Carlos Ghosn acusou hoje os executivos da empresa japonesa de conluio contra ele "por medo de que a empresa perdesse autonomia" durante o processo de integração com a fabricante francesa Renault.

Ex-presidente da Nissan detido por má conduta acusa empresa de complô
Notícias ao Minuto

08:02 - 09/04/19 por Lusa

Economia Carlos Ghosn

Numa mensagem gravada em vídeo, antes da sua nova detenção na última quinta-feira em Tóquio, só hoje divulgada, o franco-brasileiro afirmou ser "inocente de todas as acusações" e que as mesmas estão "fora de contexto e [são] tendenciosas".

A razão para o "enredo" é "o medo que tiveram alguns executivos da Nissan" de que uma maior integração da empresa japonesa dentro da aliança que se formou com a Renault "poderia trair a essência [da empresa] e comprometer a sua autonomia" disse Ghosn, na mensagem divulgada pelos seus advogados.

A parceira francesa Renault detém 43% da Nissan.

Na quinta-feira, Carlos Ghosn foi detido novamente por suspeita de ter desviado cinco milhões de dólares (4,4 milhões de euros).

Os procuradores do Ministério Público japonês adiantaram que o dinheiro terá sido desviado de uma subsidiária da Nissan para uma concessionária fora do Japão.

A detenção aconteceu cerca de um mês depois de Ghosn ter sido libertado sob fiança, quando se encontrava sob custódia das autoridades, suspeito de má conduta financeira enquanto liderava o fabricante japonês.

Na segunda-feira, os acionistas da Nissan nomearam o presidente da Renault para o conselho de administração da fabricante nipónica e formalizaram a saída de Carlos Ghosn.

Durante a assembleia-geral extraordinária, que decorreu em Tóquio, com mais de 4.000 acionistas presentes, foi ainda aprovada a demissão de Greg Kelly, membro do conselho de administração e assessor de Carlos Ghosn, e considerado figura central nas irregularidades financeiras que a empresa sofreu nos últimos anos.

O presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, que detém 43% da Nissan, vai ocupar o lugar no conselho de administração que pertencia ainda formalmente a Carlos Ghosn.

A administração tinha dispensado Ghosn da presidência, logo após a primeira detenção, em 19 de novembro, contudo, era necessário a aprovação formal da medida pelos acionistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório