Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Netanyahu agradece classificação de Guarda Revolucionária como terrorista

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, saudou hoje a decisão dos Estados Unidos de colocarem a Guarda Revolucionária Iraniana na lista de organizações terroristas estrangeiras.

Netanyahu agradece classificação de Guarda Revolucionária como terrorista
Notícias ao Minuto

18:10 - 08/04/19 por Lusa

Mundo Israel

"Obrigado, meu caro amigo, presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter decidido colocar a Guarda Revolucionária Iraniana na lista de organizações terroristas. Obrigado por responder positivamente a outro dos meus pedidos, que atende aos interesses do nosso país e dos países da região", escreveu Benjamin Netanyahu na sua conta da rede social Twitter.

Os EUA colocaram a Guarda Revolucionária Iraniana na lista de organização terroristas estrangeiras, numa decisão inédita, anunciou hoje o presidente Donald Trump.

Pela primeira vez, "uma organização governamental de um país fará parte da lista oficial de entidades terroristas dos EUA", anunciou hoje Donald Trump, em comunicado, referindo-se à inclusão da Guarda Revolucionária Iraniana, uma divisão especial das Forças Armadas do Irão, criada após a revolução iraniana de 1979.

Com esta decisão, os EUA reconhecem que "o Irão não é apenas um Estado patrocinador do terrorismo, mas (...) participa, financia e promove o terrorismo".

A designação de "organização terrorista" implica a aplicação de sanções, acrescentando a medidas punitivas que os EUA já tinham aplicado ao Irão, como o congelamento de ativos bancários e a proibição de empresas fazerem negócio com organizações iranianas.

Hoje mesmo, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu a todas "as empresas e bancos do mundo" para cortarem ligações financeiras com a Guarda Revolucionária Iraniana.

Em final de 2018, os EUA já tinham incluído restrições àvenda de petróleo no pacote de sanções ao Irão.

Antecipando a decisão de incluir a Guarda Revolucionária Iraniana na lista de grupos terroristas, a própria força militar e o Parlamento iranianos avisaram, no domingo, os EUA de que adotariam represálias.

O general garantiu que, se os Estados Unidos declarassem os Guardiães da Revolução como grupo terrorista, o Exército e as forças de segurança norte-americanas não teriam paz no Médio Oriente, segundo a televisão estatal iraniana.

Por seu lado, o parlamento iraniano anunciara horas antes que tinha elaborado um projeto de lei para colocar o Exército norte-americano na lista de grupos terroristas, como "medida de reciprocidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório