Meteorologia

  • 23 MAIO 2019
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 23º

Edição

Mulher de Ghosn abandonou japão um dia depois do marido ser detido

A mulher do ex-presidente da Nissan Motor Carlos Ghosn, detido novamente na quinta-feira por suspeita de ter desviado cinco milhões de dólares (4,4 milhões de euros), abandonou o Japão um dia depois da detenção do marido.

Mulher de Ghosn abandonou japão um dia depois do marido ser detido
Notícias ao Minuto

06:37 - 08/04/19 por Lusa

Mundo Carole Ghosn

Segundo a agência de notícias nipónica, Kyodo, Carole Ghosn deixou o Japão na noite de sexta-feira e chegou a Paris na manhã seguinte depois de se ter recusado a falar voluntariamente com o Ministério Público (MP) de Tóquio.

Os procuradores queriam questionar a mulher do empresário sobre uma série de transferências que Ghosn tinha feito a partir da Nissan para uma empresa de Omã, mas também relativamente às suspeitas de que alguns dos fundos foram desviados para uma empresa controlada por ele e utilizado para uso pessoal, por exemplo na compra de um iate particular.

O Ministério Público informou que a última detenção do ex-presidente da Nissan justifica-se pela suspeita de que Carlos Ghosn desviou cinco milhões de dólares.

A detenção aconteceu pouco mais de um mês depois de Ghosn ser libertado sob fiança quando se encontrava sob custódia das autoridades, suspeito de má conduta financeira enquanto liderava a fabricante japonesa.

Ghosn voltou a garantir que está inocente e a sua defesa já anunciou que vai "recorrer com firmeza" à nova detenção de Carlos Ghosn por processos adicionais pretendendo conseguir a libertação o "mais rápido possível".

Junichiro Hironaka, chefe da equipa de advogados de defesa de Ghosn disse que é "pouco comum" a nova detenção de que foi alvo do ex-diretor da Nissan Motor e Renault, em Tóquio.

O ex-presidente da Nissan e Renault "nega totalmente todas as acusações", disse Hironaka aos jornalistas durante uma conferência de imprensa em Tóquio acrescentando que a nova detenção é uma estratégia da Procuradoria para "pressionar Ghosn" impedindo-o de falar publicamente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório