Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bangladesh envia tropas para ilha cobiçada por Myanmar

O Bangladesh anunciou hoje que enviou um contingente da Guarda Fronteiriça, uma força paramilitar comandada pelo Exército, para a ilha meridional de Saint Martin, que nos últimos meses tem estado no centro de conflitos diplomáticos com Myanmar (ex-Birmânia).

Bangladesh envia tropas para ilha cobiçada por Myanmar
Notícias ao Minuto

22:18 - 07/04/19 por Lusa

Mundo Saint Martin

O porta-voz da Guarda Fronteiriça Bengali (BGB, na sigla em inglês), Muhammad Mohsin Reza, confirmou num breve comunicado o destacamento, a pedido do Governo, de um contingente "fortemente armado" para aquela ilha de coral de apenas oito quilómetros quadrados, próxima da fronteira com Myanmar.

A administração da BGB divulgou imagens mostrando dezenas de soldados armados com espingardas de assalto a desembarcarem na ilha de Saint Martin, uma ilhota do golfo de Bengala que é alvo de tensões entre os dois países.

Esta é a primeira vez em 22 anos que o Bangladesh envia um dispositivo armado para Saint Martin, onde tropas bengalis estiveram, por motivos de segurança, até 1997 e que é um importante ponto turístico do país asiático.

Em duas ocasiões, em outubro do ano passado e fevereiro deste ano, Myanmar incluiu a ilha como parte do seu território em mapas oficiais, o que levou o Governo de Daca a convocar o embaixador birmanês no Bangladesh, Lwin Oo, e o encarregado de negócios, Aung Kyaw Moe, para lhes transmitir um protesto formal.

O anúncio de hoje do destacamento de tropas coincide também com a realização de uma conferência fronteiriça de cinco dias entre o Bangladesh e Myanmar, iniciada no sábado em Naypido.

Os países vizinhos partilham uma fronteira terrestre de cerca de 270 quilómetros que tem sido alvo da atenção internacional desde o início, em 2017, do êxodo de centenas de milhares de pessoas da minoria muçulmana rohingya de Myanmar para território bengali.

Mais de 738.000 refugiados rohingyas chegaram aos acampamentos de Cox's Bazar, no Bangladesh, desde que começou a crise, a 25 de agosto de 2017, após uma vaga de perseguição e violência em Myanmar que a ONU classificou como operação de "limpeza étnica".

O Governo do Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo, anunciou em março a intenção de começar a transferir em abril dezenas de milhares de rohingyas dos campos de refugiados sobrepovoados perto da fronteira birmanesa para uma outra ilha isolada do golfo de Bengala.

Esse projeto, antigo e muito controverso, prevê deslocar os refugiados para Bhashan Char, uma ilhota lamacenta que apareceu em 2006 no golfo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório