Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

O ainda presidente ou o comediante? Ucranianos escolhem a 21 de abril

A Comissão Eleitoral Central (CEC) da Ucrânia convocou hoje oficialmente, para 21 de abril, a segunda volta das eleições presidenciais, a ser disputada entre o atual chefe de Estado, Petro Poroshenko, e o comediante Volodymyr Zelensky.

O ainda presidente ou o comediante? Ucranianos escolhem a 21 de abril
Notícias ao Minuto

16:04 - 07/04/19 por Lusa

Mundo Eleições

O anúncio formal permite aos dois candidatos iniciarem a campanha eleitoral, adianta a agência espanhola de notícias, EFE.

Em conferência de imprensa, a presidente da CEC, Tatiana Slipachuk, revelou os resultados oficiais e definitivos da primeira volta, ganha por Zelensky com 30,24% dos votos, seguido de Poroshenko com 15,95% dos votantes.

A legislação ucraniana determina que, no caso em que na primeira volta das eleições presidenciais nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta, os dois mais votados participam numa segunda volta.

Nas eleições presidenciais de 31 de março concorreram 39 candidatos, num ato eleitoral em que votaram 63,52% dos cidadãos.

Os ucranianos foram às urnas num cenário de um prolongado conflito armado com a Rússia e elevados níveis de corrupção.

Os candidatos que protagonizaram a campanha revelaram diferenças de posição sobre questões internas, mas todos mostraram simpatia com a intenção de adesão da Ucrânia à União Europeia e à Nato.

Com 41 anos de idade e uma década como ator e comediante, Volodymyr Zelensky enfrentou na primeira volta o atual Presidente numas eleições a que concorreram 39 candidatos num país com 35 milhões de eleitores.

Petro Poroshenko, 53 anos, atual Presidente e de novo candidato em lista independente, derrotou em 2014 a voz mais crítica do seu manadato: Yulia Tymoshenko, 58 anos, a mulher que ocupou por duas vezes o lugar de primeira-ministra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório