Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Porque têm tanto medo de Lula livre?", questiona o antigo presidente

Num artigo de opinião, Lula da Silva sublinha que o governo de Bolsonaro não quer libertá-lo por ter medo que o povo se organize em torno do projeto do PT para o país. Considera o atual presidente "incapaz" e diz que "envergonha" o Brasil.

"Porque têm tanto medo de Lula livre?", questiona o antigo presidente
Notícias ao Minuto

15:25 - 07/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

No dia em que cumpre um ano de prisão, foi publicado no Folha de São Paulo um artigo de opinião de Lula da Silva. O antigo presidente questiona os motivos pelo qual permanece preso. Intitulado “Porque têm tanto medo de Lula Livre?”, o artigo versa sobre a “farsa judicial” que culminou com a sua sentença e Lula também tece críticas a Jair Bolsonaro e a Sérgio Moro, o juiz que o condenou na sequência do caso Lava Jato e que é o atual ministro da Justiça.

“Posso dormir com a consciência tranquila de minha inocência. Duvido que tenham sono leve os que me condenaram numa farsa judicial”, escreve o antigo líder brasileiro.

“Hoje está claro que a minha condenação foi parte de um movimento político a partir da reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. Derrotada nas urnas pela quarta vez consecutiva, a oposição escolheu o caminho do golpe para voltar ao poder, retomando o vício autoritário das classes dominantes brasileiras. O golpe do impeachment sem crime de responsabilidade foi contra o modelo de desenvolvimento com inclusão social que o país vinha construindo desde 2003”, destaca Lula.

Recorda que foi “condenado em tempo recorde” por Sérgio Moro e argumenta que a sua condenação é considerada “absurda” por juristas brasileiros e de outros países. “Apontam a parcialidade de Sérgio Moro, confirmada na prática quando aceitou ser ministro da Justiça do presidente que ele ajudou a eleger com a minha condenação”.

O petista realça que o povo brasileiro já percebeu que foi “enganado” e questiona o motivo pelo qual ainda não foi libertado.

“Por que têm tanto medo de Lula livre, se já alcançaram o objetivo que era impedir a minha eleição, se não há nada que sustente essa prisão? Na verdade, o que eles temem é a organização do povo que se identifica com o nosso projeto de país. Temem ter de reconhecer as arbitrariedades que cometeram para eleger um presidente incapaz e que nos enche de vergonha. Eles sabem que minha libertação é parte importante da retomada da democracia no Brasil. Mas são incapazes de conviver com o processo democrático”, conclui Lula.

Este domingo, os apoiantes de Lula devem manifestar-se junto à cadeia de Curitiba, onde o ex-presidente está a cumprir uma pena de 12 anos de prisão por corrupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório