Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Candidatos a presidente da Ucrânia fazem teste sanguíneo para as câmaras

Era uma das condições para a existência do debate por parte do comediante que desafia o atual presidente e candidato rival, Petro Poroshenko

Candidatos a presidente da Ucrânia fazem teste sanguíneo para as câmaras
Notícias ao Minuto

17:31 - 06/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ucrânia

Volodymyr Zelenskiy é um ator e comediante ucraniano, que nos últimos três anos fez de presidente do país, numa série de comédia.

Agora, Volodymyr Zelenskiy é também um forte candidato a ser o próximo presidente do país, isto após ter saído vitorioso da primeira volta das eleições ucranianas.

Na segunda volta, Zelenskiy tem pela frente  Petro Poroshenko, o presidente do país, que assumiu o poder após a deposição do governo anterior, em 2014, ano em que a Rússia acabou por anexar a região ucraniana da Crimeia.

As eleições ucranianas eram já destaque pelo invulgar vencedor da primeira volta. Mas agora ganharam novo episódio absurdo, com os dois candidatos a fazerem testes sanguíneos perante as câmaras. O objetivo? Mostrar que não tinham consumido álcool ou drogas, a caminho de um debate presidencial.

Este teste sanguíneo foi uma condição imposta pelo comediante para debater com o atual presidente. Este aceitou e não deixou de referir que os ucranianos estavam a criar "novas tradições" com estas eleições, como realça a CNN.

Os dois candidatos fizeram o teste em salas diferentes do estádio de Kiev. O estádio em causa, saliente-se, tem capacidade para 70 mil lugares após ter sido alvo de renovação para o Euro 2012. É naquele estádio na capital do país que vai decorrer o grande debate entre os dois candidatos.

Poroshenko partilhou no Facebook o seu teste sanguíneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório