Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brexit: França acha pedido de extensão prematuro e espera plano credível

França considera "um pouco prematuro" uma extensão do 'Brexit', como pediu hoje Londres, e espera dos britânicos "um plano credível" até à cimeira europeia de 10 de abril, declarou a presidência francesa.

Brexit: França acha pedido de extensão prematuro e espera plano credível
Notícias ao Minuto

12:31 - 05/04/19 por Lusa

Mundo Processos

A primeira-ministra britânica, Theresa May, formalizou hoje um segundo pedido de prorrogação da data de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) até dia 30 de junho, indicando estar a preparar-se para realizar eleições europeias em maio.

"Evocar uma extensão é um pouco prematuro, uma vez que os 27 puseram como condição clara que um tal pedido seja justificado por um plano claro", lê-se num comunicado da presidência francesa.

"A extensão é um instrumento, não uma solução em si", prossegue a declaração, acrescentando que França "espera um plano credível até à Cimeira Europeia de 10".

Na terça-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, já tinha pedido ao governo britânico "um plano credível até 10 de abril", frisando na altura que "a prioridade deve ser o bom funcionamento da União Europeia e do mercado único" e que "a UE não pode ser refém da resolução de uma crise política no Reino Unido".

Theresa May formulou o pedido de extensão numa carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na qual evoca os passos que tomou com vista a uma solução para a crise política no Reino Unido, designadamente o início de negociações com o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, no sentido de encontrar um entendimento sobre uma proposta que seja apresentada ao parlamento britânico para permitir uma saída com acordo.

Fontes europeias citadas pela BBC indicaram que Tusk é favorável a um prolongamento "flexível" por 12 meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório