Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Moscovo teme "novo banho de sangue" na Líbia e apela ao diálogo

O Kremlin alertou hoje para a possibilidade de "um novo banho de sangue" na Líbia após a ofensiva das forças de Khalifa Haftar em direção a Tripoli e apelou a uma solução "pacífica e política" para o conflito.

Moscovo teme "novo banho de sangue" na Líbia e apela ao diálogo
Notícias ao Minuto

11:29 - 05/04/19 por Lusa

Mundo Dmitri Peskov

"Nós acreditamos que o mais importante é que não se tome nenhuma ação que possa conduzir a um novo banho de sangue", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Acreditamos que é indispensável continuar todos os esforços possíveis para uma resolução total da situação através de meios políticos e pacíficos", acrescentou.

Peskov indicou também que Moscovo não participa de nenhuma forma no apoio militar ao marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste da Líbia, que foi recebido na Rússia em 2017 pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.

Na quinta-feira, as forças de Haftar lançaram uma ofensiva que se dirige para Tripoli, onde se encontra instalada a sede do Governo de União Nacional reconhecido pela comunidade internacional.

Face ao risco de escalada do conflito na Líbia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve reunir-se de urgência ainda hoje, a pedido do Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório