Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

May pede adiamento do Brexit para 30 de junho. Tusk propõe um ano

A primeira-ministra resiste assim a solicitar um adiamento longo do Brexit.

May pede adiamento do Brexit para 30 de junho. Tusk propõe um ano
Notícias ao Minuto

09:15 - 05/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Theresa May escreveu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, esta sexta-feira a pedir que o Brexit seja adiado até 30 de junho, de forma a permitir que os deputados britânicos possam concordar com um acordo de saída.

"O Reino Unido propõe que este perído termine a 30 de junho de 2019", escreveu na carta, citada pela Reuters.

A primeira-ministra britânica referiu ainda, no documento, que, caso seja atingido um acordo antes desta data, o Reino Unido propõe que a extensão seja terminada antes. "O governo vai querer acordar uma data para a ratificação que permita ao Reino Unido sair da União Europeia antes de 23 de maio de 2019 e por isso cancelar as eleições para o Parlamento Europeu, mas vai continuar a fazer preparativos responsáveis para as eleições caso isso não seja possível", garantiu ainda.

Atualmente o Reino Unido tem como data de saída marcada 12 de abril mas, no entanto, ainda não foi aprovado nenhum acordo pelos deputados. Já anteriormente, Theresa May tinha pedido uma extensão até ao final de junho, mas foi-lhe oferecido um prazo mais curto - 12 de abril - caso não houvesse acordo ou até 22 de maio, caso conseguissem chegar a bom porto.

Na carta escreve ainda que "não se pode permitir que o impasse continue", pois está a "criar incerteza e a danificar a fé na política" do Reino Unido.

Do lado de Bruxelas, Donald Tusk está disposto a dar mais um ano aos britânicos. Segundo a BBC, o presidente do Conselho Europeu mostra-se a favor de conceder ao Reino Unido um adiamento "flexível" do Brexit por 12 meses, até 31 de março de 2020, no entanto tem de ser aprovado de forma unânime pelos 27 países do bloco europeu.

[Notícia atualizada às 09h30] 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório