Homem detido em Espanha após ajudar a mulher em fase terminal a morrer

O homem administrou arsénico à esposa que sofria de esclerose múltipla.

Notícia

© Reprodução/ Telecinco

Sara Gouveia
04/04/2019 11:56 ‧ 04/04/2019 por Sara Gouveia

Mundo

Madrid

Uma mulher, María José Carrasco, de 62 aos, diagnosticada há 30 anos com esclerose múltipla, morreu na quarta-feira depois de o marido lhe dar arsénico para a ajudar a morrer, depois desta lhe ter pedido em várias ocasiões. O marido, Ángel Hernández, de 69 anos, depois de fazer a última vontade da mulher chamou os serviços de emergência dizendo-lhes que esta tinha morrido.

Os médicos dirigiram-se à casa de família acompanhados pela polícia, onde foi possível confirmar o óbito e Ángel explicou no local aos agentes que tinha tido um papel na morte porque a esposa lhe tinha pedido. Acabou por ser detido e acusado de homicídio, conta o El Mundo.

Para que houvesse provas de como tudo decorreu o homem gravou um vídeo do momento em que administrou a substância a María José. Segundo o jornal, nas imagens é possível vê-lo a perguntar à mulher se tem a certeza que quer morrer e esta a responder-lhe que sim com a cabeça. "María José chegou o momento que tanto desejavas. Vou emprestar-te as minhas mãos", terá dito. 

Deu-lhe um pouco de água com uma palhinha para se certificar de que conseguia engolir e pergunta novamente: "Estás decidida?". "Aqui tens", disse, enquanto lhe passava um copo com o arsénico e pedindo-lhe de seguida que lhe dê a mão para que ele saiba com certeza de que parou de sofrer. 

Segundo a imprensa espanhola, María José dependia dos cuidados do marido desde que a doença tinha começado a piorar. O casal estava à espera que a lei da eutanasia fosse aprovada, mas como depois acabou por não acontecer, o marido decidiu ajudar a acabar com o sofrimento da companheira.

A equipa de homicídios está encarregue da investigação ao caso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas