Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Partido de Erdogan recorreu de derrota em eleições locais na Turquia

O partido do Presidente turco, Recep Erdogan, interpôs hoje recurso para contestar o resultado das eleições locais em Istambul, que foram ganhas pela oposição, no passado domingo.

Partido de Erdogan recorreu de derrota em eleições locais na Turquia
Notícias ao Minuto

16:59 - 02/04/19 por Lusa

Mundo Istambul

O partido de Erdogan perdeu as eleições na principal cidade turca, mas não aceita o resultado e pediu a recontagem de dezenas de milhar de boletins de voto que foram considerados nulos.

"Identificámos irregularidades que questionam o princípio de eleições justas", disse o líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), Bayram Senocak.

Para o líder partidário, em alguns casos houve "diferenças exorbitantes" entre o número real de votos recebidos pelo candidato do AKP e a contagem transmitida às autoridades eleitorais pelas diversas assembleias de voto.

De acordo com dados provisórios, as eleições nas duas maiores cidades da Turquia foram ganhas por candidatos do bloco de oposição, composto pelo Partido Republicano do Povo (de centro-esquerda) e pelo Partido Bom (de direita).

Em Istambul, segundo os mesmos dados provisórios, o candidato do bloco de oposição terá vencido com 48,79% dos votos, contra 48,25% dos votos do candidato do AKP, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim.

Istambul e Ancara eram dominadas há 25 anos pelo AKP e por formações islamitas, pelo que esta derrota é um revés forte para Recep Erdogan, que fez uma campanha muito ativa para evitar um voto de protesto contra a crise financeira que o país vive.

Na segunda-feira, dirigentes do AKP já tinham denunciado "irregularidades", tendo solicitado a revisão de dezenas de milhar de boletins de voto que foram considerados nulos.

Recep Erdogan já disse que está confiante de que uma recontagem dos votos acabará por dar a vitória ao seu partido nas duas principais cidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório