Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens, comboio e Europa. Vão voltar as viagens de interrail gratuitas

A iniciativa do Parlamento Europeu permite aos jovens com 18 anos viajar pelo continente europeu e conhecer outras culturas.

Jovens, comboio e Europa. Vão voltar as viagens de interrail gratuitas
Notícias ao Minuto

14:30 - 02/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Viagens

A iniciativa do Parlamento Europeu 'DiscoverEU' começou o ano passado e pretende dar a oportunidade a milhares de jovens europeus com 18 anos de experienciar a Europa pelos seus próprios olhos. Os selecionados vão poder passar um mês a viajar e a descobrir a Europa, tirar partido da liberdade de circulação na União Europeia, podendo assim descobrir a diversidade e a riqueza cultural das diferentes regiões e contactar com pessoas de todo o continente.

Em 2018, quase 30 mil jovens puderam descobrir 31 países e sem pagar nada para o fazer.

A um mês da próxima leva de candidaturas aos passes de viagem de interrail - o prazo arranca a 2 de maio - recordamos tudo o que é necessário para estar tudo bem preparado.

Quem pode participar?

Os candidatos deste ano têm de ter nascido entre 2 de julho de 2000 (inclusive) e 1 de julho de 2001 (inclusive), ter nacionalidade de um dos Estados-Membros da União Europeia no momento da decisão de atribuição dos passes de viagem e indicar o número do cartão de cidadão ou do passaporte no formulário de candidatura em linha.

Como podem fazê-lo?

Os interessados em participar podem inscrever-se através do Portal Europeu da Juventude onde terão de se registar.

As candidaturas devem ser apresentadas através do Portal Europeu da Juventude entre as 12h00 de 2 de maio de 2018 às 12h00 de 16 de maio de 2018 (hora da Europa Central).

Como é feita a seleção?

Depois de preencherem a parte do formulário relativa aos dados pessoais, terão de responder a uma série de cinco perguntas de escolha múltipla sobre o Ano Europeu do Património Cultural 2018, as iniciativas da União Europeia dirigidas à juventude e as eleições para o Parlamento Europeu. Por último, terão de responder a uma pergunta de desempate. Os candidatos serão selecionados em função do orçamento disponível e classificados de acordo com as respostas dadas.

Se selecionados deverão comunicar os seus planos de viagem.

Como e quando será a viagem?

Os jovens selecionados poderão fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, que deverá decorrer entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020

Vão poder viajar sozinhos ou em grupos de cinco, no máximo (todos com 18 anos) ou podem entrar em contacto com outros participantes e juntar-te a eles para fazer uma parte ou toda a viagem.

Regra geral, o percurso será feito de comboio, mas "a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião se necessário. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar", explicam.

Quem recebeu um passe o ano passado, pode ir novamente?

Não. No entanto, quem se tiver candidatado mas não tiver sido selecionado na fase de candidaturas de junho e ainda tiver 18 anos a 1 de julho de 2001, pode participar nesta fase.

É ainda esclarecido que, quem tiver uma deficiência ou um problema de saúde que torne a sua viagem um desafio, só tem de contactar o programa, pois há condições especiais que permitem a viagem.

Os participantes são convidados a contar as suas experiências de viagem através das redes sociais de forma a inspirar futuros candidatos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório