Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Há mais uma mulher a acusar Joe Biden de conduta sexual inapropriada

As alegações surgem ao mesmo tempo que o antigo vice-presidente de Obama considera a corrida à Casa Branca em 2020.

Há mais uma mulher a acusar Joe Biden de conduta sexual inapropriada
Notícias ao Minuto

10:33 - 02/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

Uma segunda mulher acusou o antigo vice-presidente norte-americano da Administração Obama, Joe Biden, de lhe ter tocado inapropriadamente. As alegações surgem numa altura em que o democrata considera entrar na corrida à Casa Branca.

Segundo a BBC, Amy Lappos, acusa Biden de lhe ter tocado na cara com as duas mãos e roçado o nariz no seu, há cerca de dez anos. Outra mulher, Lucy Flores, já tinha alegado que o antigo vice-presidente lhe tinha beijado a parte de trás da cabeça durante a campanha.

Amy Lappos, uma antiga assessora de um congressista democrata, de 43 anos, revelou que Biden lhe tocou inapropriadamente numa angariação de fundos numa casa em Hartford, no Connecticut, em 2009. Segundo recordou a mulher a um jornal local, o então vice-presidente entrou na cozinha para agradecer a um grupo de assessores, antes de agarrar a face de Amy com as duas mãos e a puxar para si para roçarem os narizes. Na entrevista Amy disse a Biden para não concorrer à Casa Branca pois: "Afetos que não foram solicitados não são ok. Objetificar mulheres não é ok".

Lucy Flores estava a concorrer para vice-governadora do estado do Nevada, em 2014, quando Biden se deslocou para a apoiar. Segundo conta, foi quando se dirigia para o palco que o vice-presidente por trás de si lhe pôs duas mãos nos ombros, lhe cheirou o cabelo e lhe deu "um grande beijo lento na parte de trás da cabeça".

Questionado sobre as alegações, um porta-voz de Joe Biden refere não acreditar ter alguma vez agido de forma inapropriada. "Nos vários anos que passei em campanha e na vida pública, tenho oferecido inúmeros apertos de mão, abraços, expressões de afeto, apoio e conforto. Nunca, nem uma vez, acreditei ter agido inapropriadamente", podia ler-se.

"Mas chegámos a um tempo importante em que as mulheres acreditam que podem e devem relatar as suas experiências e em que os homens devem prestar atenção. E vou fazê-lo", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório