Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA suspendem entregas para a Turquia relacionadas com aviões F-35

Os Estados Unidos da América anunciaram hoje a suspensão das entregas de equipamentos relacionados com os aviões caça F-35 à Turquia, para tentar dissuadir Ancara de adquirir o sistema antimísseis russo S-400.

EUA suspendem entregas para a Turquia relacionadas com aviões F-35
Notícias ao Minuto

22:40 - 01/04/19 por Lusa

Mundo Pentágono

"Enquanto se espera uma decisão inequívoca da Turquia de renunciar as entregas do sistema S-400, as entregas e atividades associadas ao estabelecimento das capacidades operacionais dos F-35 da Turquia foram suspensas", disse um porta-voz do Pentágono.

Segundo a mesma fonte, o diálogo entre os Estados Unidos e a Turquia sobre "esta importante questão" ainda continua.

O Governo turco assinou um acordo com a Rússia para adquirir o sistema de defesa antimísseis e antiaéreas S-400, que deve começar a ser entregue neste verão.

Os Estados Unidos afirmam que o S-400 não é compatível com os equipamentos NATO e têm receio de que este sistema ultrassofisticado russo descubra os segredos tecnológicos dos aviões F-35, que a Turquia também se comprometeu a comprar.

A Turquia prevê a compra de 100 aeronaves e os pilotos turcos já começaram a treinar com os norte-americanos.

"Os Estados Unidos continuam a alertar a Turquia sobre as consequências negativas da aquisição anunciada da S-400", disse o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, acrescentando que este facto está a "comprometer a continuação da participação da Turquia no programa F-35".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório