Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Idosa caminhou 10 km com saco de ajuda para vítimas do ciclone Idai

Senhora de 71 anos não tinha dinheiro para transportes, mas carregou saco com algumas das suas posses: roupas e panelas. Homem mais rico do Zimbabué ficou comovido e vai dar-lhe uma casa.

Idosa caminhou 10 km com saco de ajuda para vítimas do ciclone Idai
Notícias ao Minuto

16:10 - 31/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Moçambique

Plaxedes Dilon é o nome da senhora de 71 anos de idade que se tornou notícia, por estes dias, por causa do ciclone Idai. A idosa, confrontada com a tragédia que afetou milhares dos seus conterrâneos, caminhou quase 10 quilómetros com um saco na cabeça com roupa e utensílios de cozinha para entregar às vítimas do ciclone, conforme explica a CNN.

A mulher saiu a pé do subúrbio de Mbare, em Harare, no Zimbabué, para chegar à Igreja Presbiteriana de Highlands, na mesma capital, onde estão concentrados esforços de distribuição de ajuda para as vítimas.

Foi o próprio centro religioso que deu conta da história de Plaxedes, publicando a imagem que se pode ver abaixo.

A igreja explica, na legenda da fotografia, que a senhora não tem dinheiro para pagar transporte e então caminhou a distância de Mbare a Highlands para “doar as suas panelas às pessoas de Chimanimani”.

A história de Plaxedes chamou a atenção do homem mais rico do Zimbabué, Strive Masiyiwa, que não só lhe vai construir uma casa, como se comprometeu a dar-lhe 1000 dólares (890 euros) por mês até ao fim da vida.

“O que ela fez foi um dos mais notáveis atos de compaixão que eu já vi”, explicou o bilionário, numa extensa publicação de Facebook.

O ciclone Idai, recorde-se, atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué a 14 de março. Além de ter provocado pelo menos 816 mortos no total, a passagem do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Maláui afetou 2,9 milhões de pessoas, segundo dados das agências das Nações Unidas.

A região enfrenta agora o perigo de fome e epidemias, com 271 casos de cólera já registados na cidade da Beira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório