Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Swatting'. Brincadeira que foi fatal vale 20 anos de cadeia a 'gamer'

Uma partida em particular foi fatal. Mas Tyler Barriss contava com historial de muitas outras partidas mal intencionadas.

'Swatting'. Brincadeira que foi fatal vale 20 anos de cadeia a 'gamer'
Notícias ao Minuto

21:53 - 29/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Tyler Barriss, de 26 anos, foi condenado nos Estados Unidos a uma pena de 20 anos de cadeia. Na origem do caso está uma chamada falsa, uma partida, que virou tragédia.

O 'Swatting' é uma brincadeira online que envolve uma chamada falsa às autoridades para dar conta de uma situação de risco. O termo deriva de SWAT, as equipas de intervenção especial. Neste caso, quando a partida funciona, uma equipa SWAT é enviada a casa da vítima, pensando estar perante um cenário sério de crime.

A 28 de dezembro de 2017, Tyler Barriss ligou para a polícia a dizer que tinha morto o pai e feito o resto da família refém.

Terá sido um outro 'gamer', numa aposta online à volta do video jogo 'Call of Duty: WWII', a desafiar Tyler a fazer a partida. O alvo seria um jovem jogador de 20 anos, natural do Kansas. 

Porém, a morada usada na partida era já antiga. Naquela morada vivia na verdade Andrew Finch, de 28 anos, que não sabia nada do assunto, nem sequer era 'gamer' e foi apanhado desprevenido em casa.

Segundo a polícia, Andrew Finch terá feito um movimento com a mão na direção da cintura. Um dos agentes achou que Andrew ia pegar numa arma e disparou.

Andrew acabou por morrer, o agente não chegou a ser acusado de nenhum crime. O autor da brincadeira, que admitiu em tribunal ter feito dezenas de outras chamadas com partidas semelhantes (incluindo ameaças de bombas a escolas e ao FBI), conheceu esta sexta-feira a sentença: 20 anos de cadeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório