Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Nem à terceira foi de vez. Acordo para o Brexit voltou a ser chumbado

A data limite para a saída do Reino Unido da União Europeia é o dia 12 de abril.

Nem à terceira foi de vez. Acordo para o Brexit voltou a ser chumbado
Notícias ao Minuto

14:42 - 29/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Reino Unido

A Câmara dos Comuns voltou a chumbar o acordo para o Brexit que tinha sido estabelecido entre Londres e Bruxelas, avança a BBC. A moção apresentada pelo governo contou com os votos a favor de 286 deputados mas foi rejeitada por 344 legisladores - entre os quais 34 conservadores. 

Isto significa que o 'deadline' para o Brexit é o dia 12 de abril, como tinha sido estabelecido no Conselho Europeu da semana passada, caso o parlamento rejeitasse o acordo. 

"Deveria ser um motivo de grande arrependimento, o facto de mais uma vez não conseguirmos acordar a saída da União Europeia de forma ordeira", começou por dizer Theresa May, na sua reação a mais um chumbo ao acordo para o Brexit.

A líder britânica alertou ainda para outra situação relevante. "Se houver um pedido de extensão do prazo do Brexit, é quase certo que o Reino Unido vai realizar  eleições europeias"

"Acho que estamos a atingir o limite do processo nesta Câmara", sublinhou a primeira-ministra. 

Jeremy Corbyn, o líder do Partido Trabalhista, questionou se May "finalmente aceitou" que os deputados não apoiam o seu acordo. Insistiu na ideia que tem defendido de que o acordo negociado com Bruxelas tem de mudar. "E se a primeira-ministra não consegue aceitar isso então tem de ir embora, não num futuro indeterminado, mas agora, para que possamos decidir  o futuro deste país em eleições gerais"

A partir de segunda-feira os deputados britânicos começam a discutir uma alternativa ao acordo para o Brexit. 

Entretanto, Donald Tusk, o presidente do Conselho Europeu, já convocou um nova reunião do Conselho Europeu para o dia 10 de abril.

[Notícia atualizada às 15h13]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório