Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares de manifestantes concentram-se junto do parlamento britânico

Milhares de manifestantes estão concentrados junto à Câmara dos Comuns, em Londres, onde os deputados se preparam para votar o Acordo de Saída da União Europeia (UE) negociado pela primeira-ministra britânica, Theresa May.

Milhares de manifestantes concentram-se junto do parlamento britânico
Notícias ao Minuto

14:38 - 29/03/19 por Lusa

Mundo Brexit

Os manifestantes, empunham bandeiras, placas e cartazes, em que exigem que a Grã-Bretanha deixe a União Europeia.

Cantando "Bye-Bye UE", os manifestantes exigem que os legisladores apliquem os resultados do referendo de junho de 2016, no qual a saída da União Europeia foi a escolha maioritária.

Alguns manifestantes paralisaram o trânsito no exterior do Palácio de Westminster, onde os deputados debateram se aceitam ou não o Acordo de Saída de 585 páginas.

Uma marcha muito maior ocorreu na semana passada, na qual centenas de milhares de manifestantes contra o 'Brexit' exigiam a realização de um novo referendo.

Os deputados britânicos votam hoje pela terceira vez o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia.

A votação será feira imediatamente após o debate, que se realizou entre as 09:30 e as 14:30.

O Acordo de Saída, de 585 páginas, estabelece os termos da saída do Reino Unido da UE para que se faça de forma ordenada e estabelece um quadro jurídico quando os Tratados e a legislação da UE deixarem de se aplicar ao Reino Unido.

Inclui um protocolo para a Irlanda do Norte, um capítulo sobre os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido e britânicos residentes na UE, um período de transição até ao final de dezembro de 2020 e o pagamento de uma compensação financeira pelo Reino Unido pelas obrigações assumidas enquanto membro da União Europeia, cujo valor o governo britânico estima ser entre 35 e 39 mil milhões de libras (40 a 45 mil milhões de euros).

O Acordo, juntamente com a Declaração, foram chumbados a 12 de março por 391 votos contra e 242 votos a favor, uma diferença de 149 votos, repetindo o chumbo de janeiro por 432 votos contra e 202 contra, uma margem histórica de 230 votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório