Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Assembleia aprova saudação pelos 70 anos da NATO. PCP, BE e PEV contra

A Assembleia da República saudou hoje a Organização do Tratado do Atlântico Norte [NATO] pelos seus 70 anos e assinalou o seu "legado inestimável" para a segurança internacional, homenageando ainda a participação portuguesa nas missões daquela Organização.

Assembleia aprova saudação pelos 70 anos da NATO. PCP, BE e PEV contra
Notícias ao Minuto

12:40 - 29/03/19 por Lusa

Mundo Organização

PCP, BE e PEV votaram contra o voto, proposto pelo CDS-PP e aprovado com os votos do PS, PSD, CDS-PP e PAN e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira.

A Assembleia da República "assinala o legado inestimável para a segurança internacional e pelo contributo que assegura hoje ao nosso bem-comum e às nossas liberdades fundamentais" e "homenageia a participação exemplar e notável das Forças Armadas portuguesas nas missões internacionais".

No texto, o CDS-PP considerou que a celebração do 70 anos da NATO "é uma homenagem justa e louvável" a uma organização que "ao longo de sete décadas justificou a sua razão de ser e a sua finalidade".

"Depois da Guerra Fria, das parcerias e da gestão de crises na década de 90", refere o texto, a NATO "soube sempre ter a virtude de se adaptar ativamente às alterações de segurança conjunturais, respondendo a um quadro renovado de ameaças, desde o terrorismo à pirataria internacional ou aos ataques cibernéticos".

Portugal, na qualidade de membro fundador da Aliança, assume a sua participação na NATO "com um interesse estratégico permanente" no quadro multilateral da defesa e da segurança nacional, refere o texto.

A NATO, com 28 países membros, foi fundada a 4 de abril de 1949 nos EUA, com a assinatura do Tratado do Atlântico Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório