Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Idai: Viu filha ser levada pela corrente. No final, encontrou-a em árvore

"Não foi uma decisão fácil" admite a mãe. Mas no final, tudo correu bem.

Idai: Viu filha ser levada pela corrente. No final, encontrou-a em árvore
Notícias ao Minuto

08:40 - 28/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Zimbabué

Quando o ciclone Idai passou pelo Zimbabué, Lispa Mugwagwa teve de fazer uma difícil escolha: salvar a sua filha mais velha ou as três filhas mais novas.

À medida que o nível das águas começou a subir na cidade de Chimanimani, a mulher não teve tempo para pensar e colocou uma das filhas às costas, agarrando as duas outras pela mão. Já a filha mais velha, Levette, foi levada pelas correntes, enquanto gritava. Uma imagem que a mãe diz que vai atormentá-la para sempre.

"Ela queria a minha ajuda. Eu tinha de tomar uma decisão rápida: ir ajudá-la e arriscar perder as outras três ou salvar as outras e vê-la ir. Não foi uma decisão fácil", recorda.

Depois de ter sido levada para uma zona segura, a mãe decidiu procurar a filha Levette. Felizmente, neste caso a história acabou por ter um final feliz, uma vez que acabaram por encontrar a jovem presa no cimo de uma árvore. Levette estava ferida, mas viva.

Só no Zimbabué já se confirmou a morte de pelo menos 200 pessoas na sequência do ciclone Idai, estando ainda muitas outras desaparecidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório