Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento britânico aprova alteração da saída para 12 abril ou 22 maio

O Parlamento britânico aprovou na quarta-feira à noite, com 441 votos a favor e 105 contra, a legislação interna necessária para alterar a data de saída do país da União Europeia (Brexit), inicialmente agendada para 29 de março.

Parlamento britânico aprova alteração da saída para 12 abril ou 22 maio
Notícias ao Minuto

21:30 - 27/03/19 por Lusa

Mundo Brexit

Após mais de uma hora de debate, os deputados da Câmara dos Comuns pronunciaram-se por uma maioria de 336 votos a favor desta proposta do Governo que já se sabia antecipadamente contar com o apoio do executivo da primeira-ministra conservadora, Theresa May, e do principal partido da oposição, o Partido Trabalhista.

A legislação agora aprovada tem duas datas de saída, às 23:00 de 12 de abril ou, na condição de um Acordo de Saída ser aprovado até às 23h00 do dia 22 de maio.

Estas datas foram estipuladas nas conclusões do Conselho Europeu de 21 de março, na sequência de um pedido do Governo britânico para uma extensão do artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que define um período de dois anos para negociar a saída de um Estado-membro da UE.

Nenhuma das oito opções de saída do Reino Unido da União Europeia propostas a votação no Parlamento britânico obteve maioria, mas serão novamente debatidas e votadas na próxima segunda-feira

Recorde-se que a primeira-ministra britânica anunciou esta quarta-feira que pretende sair de funções antes da próxima fase de negociações com a União Europeia (UE), após o Acordo de Saída para o Brexit ser aprovado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório