Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Juiz espanhol quer extradição de assaltantes de embaixada norte-coreana

Serviços de informação espanhóis acreditam que grupo de assaltantes que invadiu embaixada norte-coreana contactou o FBI e fugiu para os Estados Unidos.

Juiz espanhol quer extradição de assaltantes de embaixada norte-coreana
Notícias ao Minuto

23:55 - 26/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

No passado dia 22 de fevereiro, cinco dias antes da segunda cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, um grupo de assaltantes entrou na embaixada da Coreia do Norte em Madrid, onde terão roubado documentos e material informático.

Os suspeitos pelo assalto terão chegado à embaixada norte-coreana identificando-se como "ativistas dos direitos humanos". Mas, na verdade, teriam outras intenções.

As autoridades espanholas acreditam que terá sido o próprio cabecilha do grupo de dez assaltantes a contactar o FBI, dias depois após a invasão à embaixada. Acreditam, ainda, segundo o que descreve o juiz instrutor do processo, que este grupo de homens tentou que um dirigente norte-coreano se tornasse dissidente, mas sem sucesso.

Agora, a Reuters revela que há nova etapa nesta 'novela' de espionagem, com contornos particularmente complexos em termos de diplomacia: o juiz espanhol responsável pelo caso prepara-se para pedir a extradição dos assaltantes, que terão fugido todos para os Estados Unidos.

Se forem extraditados, arriscam uma pena de cadeia até 28 anos, em Espanha.

Os Estados Unidos, através de Robert Palladino, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, negou que os Estados Unidos tenham qualquer envolvimento no processo. Já o FBI lembrou que é sua política "não confirmar nem desmentir" casos que se encontram sob investigação.

Os documentos do tribunal de que a Reuters dá conta destacam o cabecilha em particular, um cidadão mexicano a viver nos Estados Unidos, identificado como sendo Adrian Hong Chang, que terá admitido ter levado a cabo o raide de forma voluntária, mas sem identificar cúmplices.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório