Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Tribunal francês ordena demolição de mansão avaliada em 57 milhões

O Chateau Diter, em Grasse, Aix-en-Provence, foi construído em condições ilegais.

Tribunal francês ordena demolição de mansão avaliada em 57 milhões
Notícias ao Minuto

22:13 - 26/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo França

O tribunal de Aix-en-Provence, no sul de França, ordenou a demolição do Chateau Diter, uma mansão avaliada em 57 milhões de euros. 

O dono da propriedade, Patrick Diter, investidor na área do imobiliário, recebeu ordem para demolir a propriedade que construiu no prazo de 18 meses.

Se não o fizer, arrisca uma multa de 450 mil euros, a que irão acrescer outros 500 euros por cada dia em que a ordem não for cumprida.

Em causa está o facto de o edifício de estilo renascentista ter sido construído em circunstâncias ilegais.

Conta o The Guardian que o espaço antigamente era uma casa de campo, há muito abandonada, que estava agora cheio de vegetação e infestado de cobras. Após o projeto de Patrick Diter, a propriedade passou a contar com luxos vários, de uma piscina a um heliporto.

Patrick Diter estava a tentar manter o edifício, após uma primeira decisão do tribunal que não lhe fora favorável, no passado mês de janeiro. Agora, o tribunal não teve contemplações e confirmou que o projeto "faraónico" vai ,mesmo ser demolido.

Pierre-Jean Gaury, da procuradoria-geral local, argumentou em tribunal que a transformação do terreno levada a cabo por Patrick Diter era um "projeto faraónico, delirante, totalmente ilegal e construído de forma ilegal". A construção, acusou ainda, foi levada a cabo em violação das regras de planeamento urbano local, bem como em desrespeito "pelas regras de segurança e ambientais", dado que "a única preocupação [do dono] era o dinheiro".

Acrescenta o mesmo jornal que Patrick Diter admitiu ter cometido erros. 

Diter foi levado a tribunal por vizinhos, que se queixaram do ruído que vinha da propriedade, isto numa altura em que o proprietário andava a arrendar o espaço para filmagens de produções cinematográficas e casamentos, por 50 mil euros por dia.

Pode ver em baixo uma imagem do espaço.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório