Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Boeing 737 Max 8 da Southwest Airlines aterra de emergência em Orlando

Avião seguia sem passageiros, dado que os Boeing 737 Max 8 continuam impedidos de fazer voos comerciais.

Boeing 737 Max 8 da Southwest Airlines aterra de emergência em Orlando
Notícias ao Minuto

21:15 - 26/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Aviação

Um Boeing 737 Max 8 da Southwest Airlines teve de aterrar de emergência esta terça-feira em Orlando, nos EUA.

O avião partira do aeroporto de Orlando com destino a Victorville, na Califórnia, onde a empresa tem guardados os aviões deste modelo. No entanto, um problema no motor obrigou os pilotos a regressar a Orlando.

Recorde-se que os Boeing 737 Max 8 receberam ordem para ficar em terra já este mês, após a queda de um avião deste recente modelo da Boeing na Etiópia, onde morreram 157 pessoas. Este foi o segundo acidente envolvendo um Boeing 737 Max 8 no espaço de meses, após uma outra queda em outubro, na Indonésia, ter custado a vida a 189 pessoas.

A CNBC explica que este voo que hoje aterrou de emergência seguia sem passageiros, cumprindo assim as determinações da FAA - o regulador norte-americano da aviação - que mantém por enquanto a proibição de os Boeing 737 Max 8 transportarem passageiros.

A mesma FAA salientou que a falha registada neste avião não tem relação com as eventuais falhas que do sistema do avião, que estão ainda a ser investigadas na sequência dos dois desastres aéreos.

A bordo do avião estavam apenas os dois pilotos, que apesar do problema registado no motor, conseguiram aterrar em condições.

Foram na Europa que se registaram as primeiras restrições no espaço aéreo para este modelo Boeing 737 Max 8. Entretanto, nenhum avião deste género está a voar no mundo inteiro. As excecções são casos como o de hoje, em que o avião sem passageiros estavam em trânsito a caminho do aeroporto que servirá de 'hangar'. 

Em Washington em particular há um 'mar' de Boeing 737 Max 8 à espera de poder voltar a voar.

A Boeing, no entretanto, continua a trablhar nas prometidas melhorias ao sistema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório