Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

'Indiana Jones' da arte recupera quadro roubado de Picasso 20 anos depois

Obra está avaliada em perto de 25 milhões de euros.

'Indiana Jones' da arte recupera quadro roubado de Picasso 20 anos depois
Notícias ao Minuto

18:09 - 26/03/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Arte

Um detetive holandês de arte conseguiu recuperar um quadro roubado de Picasso.

Arthur Brand é o investigador holandês, conhecido no meio como uma espécie de 'Indiana Jones' da arte.

O quadro em causa, conhecido como 'Retrato de Dora Maar' [('Buste de Femme (Dora Maar)]', é uma das figuras femininas mais icónicas da arte do pintor cubista.

O quadro esteve em casa do pintor até à sua morte em 1973. Em 1999, o quadro encontrava-se a bordo do iate de um xeque saudita na Riviera francesa quando foi roubado. 

A obra está avaliada em perto de 25 milhões de euros. As autoridades francesas que investigaram o desaparecimento do quadro nunca chegaram a recuperar a obra.

Arthur Brand, que no passado se destacou por descobrir outras obras roubadas, seguiu uma pista de 2015, que dava conta que um quadro de Picasso roubado de um iate que se encontrava na Holanda.

O investigador seguiu as pistas, o que o levou ao submundo do crime no seu país, até que, há dez dias dias, dois intermediários com quem mantinha contacto apareceram no escritório de Brand com a famosa obra.

O quadro que se pensava já perdido foi assim recuperado.

À agência noticiosa francesa AFP, o investigador contou que os tais intermediários apareceram com o quadro "embrulhado num lençol e sacos do lixo pretos". "Pendurei o Picasso na minha parede durante uma noite, o que fez do meu apartamento um dos mais caros de Amesterdão por um dia", brincou o investigador.

O investigador partilhou no Twitter uma fotografia sua ao lado da obra recuperada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório