Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Irão acusa Trump de "colonialismo" após decisão sobre os montes Golã

O presidente iraniano, Hassan Rohani, acusou hoje Donald Trump de "colonialismo" após a decisão do presidente norte-americano de reconhecer a soberania de Israel sobre a parte que anexou dos Montes Golã sírios.

Irão acusa Trump de "colonialismo" após decisão sobre os montes Golã
Notícias ao Minuto

14:03 - 26/03/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

Trump reconheceu "formalmente" na segunda-feira em Washington a soberania de Israel sobre os Golã, na presença do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

"Num certo momento da história, no tempo do colonialismo, algumas potências coloniais fizeram coisas semelhantes e atribuíram partes de um país a um outro (...) mas isto não tem precedentes no nosso século", declarou Rohani, cujo país é aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad.

"Ninguém acreditaria que um homem chegasse à América e entregasse, de modo unilateral e contra todas as leis e regras internacionais, uma terra pertencendo a um país a um agressor", adiantou durante uma reunião com conselheiros e ministros, segundo o 'site' do governo iraniano.

Israel conquistou uma grande parte dos Golã sírios na guerra israelo-árabe de 1967, antes de os anexar em 1981, numa decisão nunca reconhecida pela comunidade internacional.

Esta não é a primeira vez que Trump contraria o consenso e direito internacionais para ajudar Netanyahu, atualmente em campanha para a reeleição.

Em dezembro de 2017, o presidente norte-americano anunciou o reconhecimento unilateral de Jerusalém como capital de Israel.

Para as Nações Unidas, "o estatuto dos Golã ocupados está consagrado nas resoluções do Conselho de Segurança. A posição não mudou", disse na segunda-feira à imprensa Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da organização, António Guterres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório