Meteorologia

  • 24 ABRIL 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

Três membros do governo demitiram-se para terem liberdade de voto

Três membros do Governo britânico demitiram-se esta segunda-feira à noite para votar uma proposta no parlamento, cuja aprovação o ministro para o 'Brexit', Stephen Barclay, considerou "frustrante".

Três membros do governo demitiram-se para terem liberdade de voto
Notícias ao Minuto

00:12 - 26/03/19 por Lusa

Mundo Brexit

Além do subsecretário de Estado da Economia, Richard Harrington, demitiram-se o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Alistair Burt, e o subsecretário de Estado da Saúde, Steve Brine.

"É frustrante ver esta emenda passar, já que o Governo assumiu um claro compromisso de estabelecer um processo esta semana para encontrar uma maioria no parlamento para um caminho em frente", comentou Barclay.

A proposta "altera o equilíbrio entre as nossas instituições democráticas e estabelece um precedente perigoso e imprevisível para o futuro", criticou.

O parlamento britânico aprovou esta segunda-feira uma proposta que força a realização de um debate na quarta-feira para uma série de votos sobre diferentes alternativas para o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Aprovada por 329 votos contra 302, uma margem de 27 votos, a proposta interpartidária, encabeçada pelo conservador Oliver Letwin, dá ao parlamento precedência sobre o Governo para estabelecer a agenda parlamentar no sentido de "debater e votar caminhos alternativos".

Steve Barclay afirmou que cabe ao parlamento definir os próximos passos em relação a esta proposta, mas que o Governo continuará a exigir "realismo", pois quaisquer opções consideradas devem ser passíveis de serem negociadas com a UE e também o tempo necessário.

Uma negociação mais longa implicaria um novo adiamento do 'Brexit' e a realização de eleições europeias em maio, alertou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório