Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Christchurch: Grupo muçulmano francês processa Facebook e YouTube

Em causa está a transmissão do vídeo em direto por parte do terrorista de Christchurch.

Christchurch: Grupo muçulmano francês processa Facebook e YouTube
Notícias ao Minuto

20:20 - 25/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Noca

Um grupo representativo da comunidade muçulmana em França avançou com um processo contra o Facebook e o YouTube.

A queixa foi apresentada num tribunal de Paris pelo conselho francês de fé muçulmana (Conseil français du culte musulman - CFCM, na sigla original) contra as duas gigantes tecnológicas na sequência do atentado terrorista em Christchurch, na Nova Zelândia.

Recorde-se que o australiano responsável pelo ataque a duas mesquitas neozelandesas que matou 50 pessoas e feriu ainda dezenas de pessoas transmitiu em direto nas redes sociais durante o ataque.

À CNN, Ahmet Ogras, presidente do CFCM, critica o Facebook por não ter sido mais rápido a retirar o vídeo da rede social e acrescenta que a rede social deve "assumir a sua parte de responsabilidade" nesta matéria.

Recorde-se que, na semana passada, a rede social adiantou que não recebeu qualquer denúncia vinda de quem viu em direto o vídeo do ataque terrorista em Christchurch.

Segundo a AFP, o processo contra o Facebook e o YouTube deve-se à "transmissão de uma mensagem com conteúdo violento, cúmplice de terrorismo, ou de uma natureza violenta atentatória da dignidade humana".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório