Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

ONG denunciam violações e torturas a migrantes que tentar chegar à Europa

Os migrantes que tentam chegar à Europa enfrentam violações e torturas sexuais ao longo da viagem, particularmente nos centros de detenção na Líbia, de acordo com um estudo hoje divulgado pelo Conselho de Refugiados para Mulheres.

ONG denunciam violações e torturas a migrantes que tentar chegar à Europa
Notícias ao Minuto

16:42 - 25/03/19 por Lusa

Mundo Migrações

O estudo baseou-se em entrevistas a trabalhadores humanitários e migrantes e conclui que, ao longo da jornada destinada ao continente europeu, os migrantes - homens, mulheres e crianças - são torturados por contrabandistas que filmam as violações para posteriormente pedir dinheiro às famílias pelo resgate.

O relatório surge num momento em que a Europa bloqueou salvamentos de migrantes no mar. A guarda costeira da Líbia, financiada pela Europa, detêm os barcos de migrantes e leva os refugiados para centros de detenção onde, de acordo com as testemunhas, recomeçam os abusos e torturas sexuais.

Várias organizações internacionais, incluindo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, condenam regularmente os maus tratos a que são submetidos os migrantes na Líbia, o principal ponto de partida em direção à Europa depois do encerramento da rota dos Balcãs e do Mar Egeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório