Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Governo apresenta lei para mudar data de Brexit para após 29 de março

O Governo britânico apresentou hoje no Parlamento a legislação para adiar a data de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) para depois de 29 de março, seja 12 de abril ou 22 de maio.

Governo apresenta lei para mudar data de Brexit para após 29 de março
Notícias ao Minuto

16:28 - 25/03/19 por Lusa

Mundo Legislação

A primeira-ministra britânica alertou para a necessidade de este chamado Instrumento Estatutário, que será debatido no final desta semana, ser aprovado para refletir as conclusões do Conselho Europeu na legislação interna, visto que a data de saída da UE mudou em termos de direito internacional.

"Se a Câmara [dos Comuns] não aprovasse o instrumento estatutário, causaria confusão legal e incerteza prejudicial, mas não teria nenhum efeito na data de nossa saída", vincou.

May reiterou continuar a acreditar que "o caminho certo é que o Reino Unido deixe a UE o mais rapidamente possível com um acordo, agora a 22 de maio", mas também admitiu que continua sem apoio suficiente para conseguir aprovar o documento no parlamento.

Na semana passada, o Conselho Europeu concordou com uma prorrogação da data de saída do Reino Unido da UE até 22 de maio de 2019, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns até sexta-feira.

Se não acontecer, o Conselho Europeu estipulou uma prorrogação até 12 de abril de 2019 e disse que esperava que o Reino Unido indicasse um caminho a seguir antes de 12 de abril de 2019 para a consideração dos líderes europeus.

O Acordo foi chumbado a 12 de março por 391 votos contra e 242 votos a favor, uma diferença de 149 votos, repetindo o chumbo de janeiro por 432 votos contra e 202 contra, uma margem histórica de 230 votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório