Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Netanyahu encurta visita aos EUA. Promete resposta ao ataque de Gaza

O primeiro-ministro israelita decidiu encurtar a visita aos Estados Unidos e prometeu responder "com força" ao ataque proveniente da Faixa de Gaza esta manhã, do qual resultaram sete feridos.

Netanyahu encurta visita aos EUA. Promete resposta ao ataque de Gaza
Notícias ao Minuto

07:24 - 25/03/19 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Decidi, à luz dos eventos de segurança, encurtar a minha visita aos EUA", disse Benjamin Netanyahu, acrescentando que vai encontrar-se com o Presidente norte-americano, Donald Trump, "daqui a poucas horas" e que voltará logo de seguida a Israel "para dirigir as operações".

Benjamin Netanyahu chegou no domingo a Washington para participar na conferência anual do lóbi pró-judaico American Israel Public Affairs Committee (AIPAC), que decorre até terça-feira.

"Um ataque criminoso foi cometido contra o Estado de Israel e nós responderemos com força", sublinhou.

De acordo com a polícia local, um morteiro atingiu uma casa na comunidade de Mishmeret, a norte da cidade de Kfar Saba, provocando um incêndio e destruindo a habitação. Sete pessoas ficaram feridas, a maioria com ferimentos ligeiros, segundo o último balanço das autoridades.

As sirenes de ataque aéreo acordaram esta manhã os moradores da área residencial de Sharon, seguindo-se o som de uma explosão, noticiou a AP. Pouco depois, os militares israelitas disseram ter identificado a origem do ataque a partir do enclave.

O ataque, que não foi ainda reivindicado, aconteceu uma semana depois do exército israelita ter atacado uma centena de alvos do movimento radical palestiniano Hamas, na Faixa de Gaza, em resposta a disparos de granadas de morteiro provenientes do enclave palestiniano em direção a Telavive.

Ao mesmo tempo, surge num momento sensível para ambos os lados: Israel é palco de eleições nacionais, em menos de um mês. Em Gaza, o Hamas, que controla o território, tem sido alvo de críticas públicas devido às condições ali vividas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório