Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Para Trump, relatório de Mueller "foi uma total e completa exoneração"

Donald Trump já reagiu às conclusões do relatório de Mueller que foram divulgadas este domingo.

Para Trump, relatório de Mueller "foi uma total e completa exoneração"
Notícias ao Minuto

21:38 - 24/03/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Reação

Donald Trump, principal visado do relatório levado a cabo pelo Conselho Especial liderado por Robert Mueller, elogiou as conclusões da investigação que considerou que não houve conluio com a Rússia nas eleições presidenciais em 2016.

Adiantou ainda o presidente que era "uma vergonha" que a nação tivesse de passar pela investigação. Recordou Trump, citado pela Associated Press, que o relatório descobriu que "não havia conluio com a Rússia, não havia obstrução".

De fato, Mueller não determinou se Trump cometeu obstrução à justiça na investigação russa. O procurador-geral William Barr e o procurador-geral adjunto Rosenstein consideraram, isso sim, que as provas recolhidas eram insuficientes.

Mas para Trump, que falou aos jornalistas na Flórida, antes de embarcar no Air Force One, esta "foi uma total e completa exoneração. Para ser honesto, é uma pena que o presidente tenha de passar por isto". O presidente norte-americano reforçou a reação também nas redes sociais.

Barr apresentou o resumo da descoberta do procurador especial ao Congresso na tarde de domingo, dois dias após a conclusão da ampla investigação sobre as tentativas russas de sabotar as eleições de 2016 e se o presidente Trump ou algum de seus associados conspirou com a interferência de Moscovo. 

Mas os democratas do Congresso exigiram mais, como conta o New York Times, e a divulgação das principais conclusões pode ser apenas o começo de uma longa batalha constitucional entre o Congresso e o Departamento de Justiça sobre se o relatório completo de Mueller será divulgado publicamente. Os democratas também pediram ao procurador-geral que entregue todos os arquivos de investigação do procurador-especial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório