Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

MNE finlandês sai ileso de tentativa de agressão durante campanha

O ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Timo Soini, escapou hoje ileso a uma tentativa de agressão durante uma ação de campanha para as eleições legislativas agendadas para 14 de abril.

Notícias ao Minuto

15:15 - 24/03/19 por Lusa

Mundo Timo Soini

A campanha eleitoral surge na sequência da demissão do primeiro-ministro por não ter conseguido aprovar a reforma do sistema de segurança social e de saúde que pretendia, já que lidera um governo de coligação, formado por centristas, conservadores e extrema-direita.

Hoje, durante uma ação de campanha a um mercado em Vantaa, a quarta maior cidade da Finlândia, a 30 quilómetros a norte da capital, o chefe da diplomacia, do partido Futuro Azul, de extrema-direita, foi alvo de uma tentativa de agressão.

O alegado agressor foi detido por elementos da segurança que terão sido bastante agressivos, segundo um relato da rádio pública finlandesa Yleisradio, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

A campanha eleitoral está a decorrer num ambiente tenso por surgir na sequência de o governo liderado pelo centrista Juha Sipila ter apresentado a demissão no início do mês. A pedido do Presidente da Finlândia, o Governo irá manter-se em funções até às eleições.

Pode ver acima imagens da detenção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório