Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mulher por detrás de petição contra Brexit alvo de ameaças de morte

A petição já passou os 4 milhões de assinaturas.

Mulher por detrás de petição contra Brexit alvo de ameaças de morte
Notícias ao Minuto

21:41 - 23/03/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

"Quem quer tanto o Brexit que está disposto a matar por isso?", perguntou Margaret Georgiadou, de 77 anos, a organizadora da petição contra a saída do Reino Unido da União Europeia. Com uma média de duas mil assinaturas por hora, a petição já se transformou na mais famosa do Reino Unido.

Segundo conta a Sky News, desde que lançou a iniciativa parlamentar para tentar parar o comboio do Brexit, a mulher tem sido alvo de chamadas com ameaças de morte e foi obrigada a encerrar a sua conta de Facebook, depois de ter sido hackeada.

Durante a tarde deste sábado já foi ultrapassada a barreira dos 4,5 milhões de assinaturas, a caminho dos 5 milhões. Era necessário um mínimo de 100 mil para que fosse debatida no parlamento.

De visita ao Chipre, Margaret recorreu ao Twitter para explicar que não podia estar presente na marcha de protesto contra a saída do país da União Europeia, que teve lugar este sábado no centro de Londres, mas pediu aos que se encontravam no local para cantarem uma versão da música 'You'll Never Walk Alone' para ela.

A petição ganhou expressão depois do discurso da primeira-ministra britânica em Downing Street na passada quarta-feira, onde responsabilizou os deputados pela sua decisão de tentar atrasar o Brexit do final deste mês para 30 de junho. No entanto acabou por sair com duas datas - 22 de maio caso o acordo seja aprovado na próxima semana, ou 12 de abril se a resposta do parlamento for negativa, novamente.

Depois disso, 'Revogar o Artigo 50 e ficar na União Europeia', como é chamado documento, tornou-se viral, sendo que a petição pro-Brexit mais popular conta apenas com 375 mil assinaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório