Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Barragem da Vale em risco de rotura iminente no estado de Minas Gerais

A gigante brasileira do setor mineiro Vale anunciou hoje que umas das suas barragens, no estado de Minas Gerais, está em risco iminente de rotura e que a população já recebeu ordens para abandonar a zona.

Barragem da Vale em risco de rotura iminente no estado de Minas Gerais
Notícias ao Minuto

19:02 - 23/03/19 por Lusa

Mundo Brasil

Na sexta-feira, a empresa elevou o nível de risco da barragem de resíduos de mineração da cidade de Barão de Cocais para três, o mais alto.

De acordo com a secretaria brasileira de Minas e Energia, o nível três significa que a rotura está "iminente ou em curso".

As autoridades daquele estado já tinham dado ordem à população para sair em fevereiro, quando a Vale elevou o nível de risco para dois, segundo a porta-voz da empresa Cinthia Saito.

A mesma responsável disse que não sabia quantas pessoas cumpriram a ordem.

O coronel Flávio Godinho, do departamento estatal de defesa civil, declarou aos jornalistas que as autoridades estão a estudar a estrutura da Barão de Cocais para rever o plano de contingência e que "qualquer atividade poderia desencadear a rotura".

A notícia surge cerca de dois meses depois de uma outra barragem da Vale, na cidade vizinha de Brumadinho ter colapsado, libertando uma onde de lama tóxica que contaminou os rios e terão provocado a morte de cerca de 300 pessoas.

O tipo de estrutura usado para conter os resíduos mineiros em Brumadinho era idêntico ao de Barão de Cocais, que fica a 150 quilómetros de distância.

As autoridades federais proibiram este tipo de construção no mês passado e deram 90 dias às empresas para apresentarem planos de substituição das barragens num prazo de três anos.

A Vale afirmou, num comunicado, que já estava a substituir dez barragens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório