Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Testemunha de Jeová em risco de vida por recusar transfusão de sangue

A jovem de 20 anos foi submetida a uma intervenção cirúrgica e necessita de uma transfusão de sangue.

Testemunha de Jeová em risco de vida por recusar transfusão de sangue
Notícias ao Minuto

23:15 - 22/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Uma jovem de 20 anos, testemunha de Jeová, está internada nos cuidados intensivos do Hospital San Jorge, em Huesca, Espanha, onde permanece em coma induzido e a correr sérios riscos de vida. Em causa está o facto de ter recusado uma transfusão de sangue por imperativos religiosos. 

A jovem sofreu uma peritonite - uma inflação nos tecidos do abdómen - e teve de ser submetida a uma intervenção cirúrgica. No pós-operatório os médicos pretendiam fazer uma transfusão de sangue, o que contraria a vontade da jovem expressa no seu testamento vital. 

Pese embora a família tenha solicitado que não seja respeitada a medida prevista no testamento, o tribunal analisou a questão e determinou que a vontade da jovem deve prevalecer. 

Refira-se que o testamento vital é um dos documentos que a equipa médica é obrigada a consultar. Embora a jovem tenha assinado o documento há apenas alguns meses, quando o fez era já maior de idade e considerada uma pessoa capaz. 

Referiu ainda o tribunal que o facto de o hospital não fazer a transfusão de sangue, indispensável neste momento à sua sobrevivência, não constitui crime. E isso deve-se ao facto de a Lei da Autonomia do Paciente reconhecer o direito de cada paciente ver respeitada a sua recusa a se submeter a determinados procedimentos clínicos, conta a rádio Huesca. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório