Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Califórnia declarou estado de emergência devido ao perigo de incêndios

O governador da Califórnia, nos Estados Unidos, declarou hoje o estado de emergência devido às condições de "perigo extremo" de incêndios florestais, de modo a tentar evitar que se repitam os fogos mortais dos últimos dois anos.

Califórnia declarou estado de emergência devido ao perigo de incêndios
Notícias ao Minuto

22:45 - 22/03/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"O crescente risco de incêndios florestais que enfrentamos como Estado significa que, simplesmente, não podemos esperar até que um incêndio comece para iniciar a disponibilização de recursos de emergência", referiu o governador Gavin Newsom, em comunicado.

O governador salientou que a Califórnia necessita de um "foco contínuo e uma ação imediata" para garantir a proteção do Estado, que nos últimos dois anos sofreu dos piores incêndios da sua história, que causaram mais de 120 mortos.

De acordo com a Comissão de Seguros do Estado, os incêndios florestais de 2018 foram os "mais mortais e mais caros da história" e representaram um desembolso de cerca de dez mil milhões de dólares para as seguradoras.

Devido a esta declaração de emergência, serão desenvolvidos trabalhos em 365 quilómetros quadrados que foram identificados pelo Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) como "áreas críticas para proteção contra ameaças de incêndios".

As ações incluem trabalhos para reduzir a densidade de algumas florestas e a remoção de ervas secas e outros materiais de fácil combustão.

É esperado que estes projetos melhorem a proteção de cerca de 200 comunidades no Estado norte-americano, pois é estimado que 2,2 milhões de residências estejam em "alto ou muito alto risco de incêndio".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório