Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Oito anos de prisão para condutor que vitimou equipa de hóquei

O condutor de um camião que há um ano embateu num autocarro que transportava uma jovem equipa de hóquei no Canadá, fazendo 16 mortos e 13 feridos, foi hoje condenado a oito anos de prisão, noticiou a imprensa canadiana.

Oito anos de prisão para condutor que vitimou equipa de hóquei
Notícias ao Minuto

22:44 - 22/03/19 por Lusa

Mundo Canadá

Jaskirat Singh Sidhu, de 30 anos, declarou-se culpado das 29 acusações de que foi alvo: 16 por "conduta perigosa que causou a morte" e 13 por ter infligido ferimentos aos restantes passageiros do autocarro.

Por não ter cidadania canadiana, o condenado corre o risco de ser deportado para a Índia, seu país natal, depois de cumprida a pena.

A sentença, a mais pesada alguma vez imposta no Canadá por uma infração de trânsito do género, segundo vários órgãos de comunicação, foi emitida pelo Tribunal de Melfort, na província de Saskatchewan (oeste do país), perante os pais de várias vítimas, muito emocionados, todos envergando o uniforme da equipa dos Broncos de Humboldt, com o nome e o número das vítimas, com idade entre os 16 e os 21 anos.

"Temos orgulho em ser membros da família dos Broncos e queríamos só expressar a nossa solidariedade com a nossa equipa", explicou à estação televisiva CBC Mark Dahlgren, cujo filho, Kaleb, sobreviveu ao acidente.

A sentença desencadeou reações contrastantes entre as famílias enlutadas.

"Eu sabia que ia ficar desiludido qualquer que fosse o número de anos" de prisão, declarou Chris Joseph, que perdeu o filho Jaxon no acidente.

O procurador do Ministério Público pediu uma pena de dez anos de prisão, mas a magistrada Inez Cardinal explicou que teve em conta fatores atenuantes: Jaskirat Singh Sidhu reconheceu a sua culpa, evitando a realização de um julgamento, manifestou remorsos e não tinha qualquer antecedente criminal.

"Nós estamos a cumprir uma pena perpétua de dor e angústia mental. E ele fica seis meses [na prisão] por cada vítima, se chegar a cumprir toda a sentença", reagiu, com amargura, Russell Harold, que perdeu o filho Adam, de 16 anos, o benjamim da equipa.

"Seis meses pela vida de Adam", sabendo-se que o acidente era "evitável", sublinhou a mulher, Raelene.

Em 06 de abril de 2018, o autocarro que transportava a equipa júnior foi destruído pela violência do impacto com o camião de carga, num cruzamento no norte de Saskatchewan.

Ao volante do camião, Sidhu, a única pessoa a sair ilesa do acidente, seguia em excesso de velocidade e não respeitou um sinal de 'stop', segundo o inquérito policial.

A tragédia suscitou igualmente forte emoção no mundo do hóquei, desporto nacional do Canadá.

Ao declarar-se culpado em janeiro, Sidhu explicou querer evitar a realização de um julgamento que teria obrigado as famílias das vítimas a reviver o acidente e também encerrar um capítulo doloroso da sua vida.

O tio do motorista, Chanan Singh Sidhu, que se deslocou de Londres para a leitura da sentença, expressou "sinceras condolências às 29 famílias" afetadas pelo drama.

"A sentença considera o senhor Sidhu responsável pelas suas ações", insistiu Thomas Healey, representante do procurador-geral, acrescentando esperar que ela "envie uma mensagem muito clara a todos os que andam na estrada: que a conduta criminosa não será tolerada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório