Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Emboscada organizada pelo Boko Haram provoca morte de 23 soldados

Pelo menos 23 soldados chadianos morreram na madrugada de hoje durante uma emboscada organizada pelo grupo 'jihadista' nigeriano Boko Haram, anunciaram hoje as forças de segurança do Chade.

Emboscada organizada pelo Boko Haram provoca morte de 23 soldados
Notícias ao Minuto

17:00 - 22/03/19 por Lusa

Mundo Chade

O ataque aconteceu numa base militar próxima de Dangdala, perto da zona do lago Chade, onde são frequentes os ataques do grupo 'jihadista'.

A emboscada representa o ataque mais mortífero do Boko Haram no Chade desde o início do ano.

A ofensiva do grupo 'jihadista' surgiu cerca de uma semana depois do assassínio de 27 membros do Boko Haram por parte da Força Multinacional Mista (FMM).

Esta força conjunta, composta por militares da Nigéria, Chade, Camarões e Níger, foi criada em 2015 para lutar contra este grupo 'jihadista'.

No final de fevereiro, o Chade ativou um contingente de mais de 500 soldados na Nigéria para apoiar o Exército do país no combate contra o Boko Haram, de onde é originário.

O grupo Boko Haram foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohameh Yusu, após o abandono do norte do país pelas autoridades.

Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representavam o Estado. No entanto, desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.

Desde então, o Boko Haram matou mais de 20.000 pessoas e as suas ofensivas provocaram aproximadamente dois milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório