Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Petição para cancelar Brexit ganha 1 milhão de assinaturas em apenas 2h

Petição esteve esta quinta-feira inacessível quando a página afeta ao parlamento britânico bloqueou.

Petição para cancelar Brexit ganha 1 milhão de assinaturas em apenas 2h

A petição que pede ao governo britânico que renuncie à saída da União Europeia voltou a estar acessível, depois de um interregno em que esteve bloqueada por causa do fluxo de acessos, e revela mais de 1,9 milhões de assinaturas às 22h30, quando às 19h registava 1 milhão.

Na altura de publicação desta notícia, o contador mostrava 1,941,699 assinaturas.

O levantamento popular foi lançado na quarta-feira por Margaret Anne Georgiadou e pede explicitamente para “revogar o artigo 50 e permanecer na União Europeia”.

O comité de petições do governo britânico indicou durante a tarde, após o bloqueio do site, que o fluxo de assinaturas “foi o mais elevado com que a página alguma vez lidou”.

As petições precisam de um mínimo de 100 mil assinaturas para serem debatidas no parlamento britânico.

Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, reconheceu esta quinta-feira que cancelar o Brexit, embora seja improvável, é uma possibilidade se a Câmara dos Comuns não aprovar na próxima semana o acordo da primeira-ministra, Theresa May.

May, que fez ontem um aviso sobre os "danos irreparáveis" que causaria o putativo cancelamento do Brexit, foi a Bruxelas para tentar convencer os 27 a concederem ao país um adiamento do Brexit até 30 de junho, mas saiu com a data limite de 22 de maio que a União Europeia faz depender da aprovação do Acordo de Saída no parlamento britânico ou 12 de abril caso o Acordo cai novamente por terra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório