Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Trump defende reconhecimento da soberania de Israel sobre os Montes Golã

O Presidente norte-americano Donald Trump disse hoje numa mensagem na rede social Twitter que chegou o momento de reconhecer a soberania de Israel sobre os Montes Golã.

Trump defende reconhecimento da soberania de Israel sobre os Montes Golã
Notícias ao Minuto

18:00 - 21/03/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Trump precisou na mensagem que "após 52 anos, é importante que os Estados Unidos reconheçam em pleno o controlo" sobre uma área definida como "de crucial importância estratégica e de segurança para Israel" e a estabilidade da região.

Os Montes Golã sírios foram ocupados na sua quase totalidade e anexados por Israel na sequência da guerra dos Seis Dias, em 1967, uma decisão que nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.

Esta anúncio surge a quatro dias da visita à casa Branca do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, em plena campanha para a sua reeleição nas legislativas de 09 de abril. Numa primeira reação em Jerusalém, saudou o desejo de Trump de reconhecer a soberania israelita.

A posição de Trump constitui um enorme alento para Netanyahu, que tem exigido este reconhecimento com insistência e tem-se servido da relação privilegiada com o Presidente norte-americano como argumento na campanha, apresentando os sucessos israelitas como conquistas pessoais que os seus adversários internos nunca conseguiriam concretizar.

Em meados de novembro, os Estados Unidos votaram pela primeira vez contra uma resolução da ONU que considerava a anexação israelita dos Golã "nula e sem efeito". Foi o único país a voltar contra ao lado de Israel.

O 'tweet' de Trump coincide com a presença do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Jerusalém, que recusou no imediato comentar a declaração.

O primeiro-ministro israelita tem acusado o Irão de tentar instalar no Montes Golã uma "rede terrorista" para atacar Israel, e tem utilizado este pretexto para exigir o reconhecimento internacional da soberania do Estado judaico sobre esse território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório