Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Nova Zelândia: Ilustração torna-se símbolo de resiliência e apoio

Cartoonista usou a imagem de uma samambaia prateada, tradicional da Nova Zelândia, para criar um tributo.

Nova Zelândia: Ilustração torna-se símbolo de resiliência e apoio
Notícias ao Minuto

16:41 - 21/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tiroteio

Pat Campbell, um cartoonista do jornal australiano Canberra Times, fez um desenho em tributo às 50 vítimas dos ataques às mesquitas Al Noor e Linwood, na terceira maior cidade da Nova Zelândia, que se tornou viral.

Embora à primeira vista pareça apenas uma samambaia prateada, um emblema tradicional da Nova Zelândia, a ilustração tem uma leitura secundária: as silhuetas de 50 pessoas muçulmanas em variadas fases da oração.

Nos últimos dias, diz a CNN, a ilustração tornou-se viral, sendo elogiada pelo seu sentimento e simplicidade.

Campbell explicou àquela publicação que tem amigos em Christchurch e que esteve lá várias vezes.

"A cidade acabou de recuperar de terramotos devastadores, e isto acontecer agora é terrível", indicou, explicando que teve a ideia do desenho ao pensar nas vítimas.

Na sexta-feira, uma semana após o ataque, o país cumpre dois minutos de silêncio pelas vítimas e, no mesmo dia, está prevista a transmissão, na rádio e televisão públicas, a chamada à oração, num gesto de apoio à comunidade muçulmana.

Esta quinta-feira, Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, anunciou a proibição da venda de todas as armas de assalto e semiautomáticas, em resposta ao "ataque terrorista", que causou 50 mortos e meia centena de feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório