Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Colômbia regista caso raro. Bebé nasce com irmão gémeo na barriga

Caso de 'gémeo parasita' acontece uma vez em cada 500 mil a um milhão de gravidezes.

Colômbia regista caso raro. Bebé nasce com irmão gémeo na barriga
Notícias ao Minuto

16:27 - 21/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Gravidez

Foi só ao sétimo mês de gravidez que os médicos deram conta de algo anormal na gravidez de Mónica Vega. Numa radiografia de rotina, verificou-se que a bebé que a colombiana carregava tinha um corpo estranho no interior da sua barriga, com um segundo cordão umbilical e também rodeado de líquido amniótico.

Conforme explica o La Vanguardia, é um raro caso de ‘fetus in fetu’ ou gémeo parasita, que ocorre na proporção de um caso em cada 500 mil a um milhão de gravidezes. Acontece quando as células que vão gerar os irmãos gémeos não se dividem no momento certo e os dois embriões crescem de forma anormal.

O caso teve lugar na cidade de Barranquilla e foi noticiado pelo programa de televisão ‘Los Informantes’, onde foi inclusive entrevistado o médico que atendeu Mónica.

Pode ver o vídeo aqui:

Itzamara foi submetida a uma delicada operação nas suas primeiras 24 horas de vida, uma cesariana para retirar o feto. O ‘corpo estranho’ dentro do abdómen da recém-nascida era muito pequeno, do tamanho de um limão, e não tinha coração nem cérebro.

A intervenção foi um sucesso e tanto a mãe como a menina recuperaram e encontram-se bem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório