Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Adiamento do Brexit? Depende de voto de acordo no Parlamento britânico

O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje, em Bruxelas, que o adiamento do 'Brexit' deverá ser o mais curto possível, apenas técnico e votado favoravelmente pelo Parlamento britânico, sob pena de se avançar para uma saída desordenada.

Adiamento do Brexit? Depende de voto de acordo no Parlamento britânico
Notícias ao Minuto

14:06 - 21/03/19 por Lusa

Mundo Emmanuel Macron

"Podemos discutir um adiamento técnico, mas este deve ser o mais curto possível", disse Macron, em declarações à entrada para uma reunião do Conselho Europeu, que decorre hoje e sexta-feira.

O chefe de Estado francês sublinhou que a concessão de um adiamento técnico depende do voto favorável do Parlamento britânico ao Acordo de Saída que foi negociado durante dois anos, lembrando que se este for rejeitado, o resultado será o "no-deal", ou seja, uma saída desordenada do Reino Unido

"Não haverá renegociação do acordo, só um adiamento técnico", acrescentou Mácron, lembrando que o 'Brexit' foi uma escolha dos britânicos e adiantando esperar que estes "sejam capazes de decidir nos próximos dias ou semanas".

Os líderes da União Europeia (UE) discutem hoje, em Bruxelas, o pedido de adiamento do 'Brexit' apresentado pelo Governo britânico, num Conselho Europeu que afinal já não será o de "adeus" do Reino Unido.

A uma semana da data agendada para a consumação da saída do Reino Unido do bloco europeu (29 de março), a cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, que era suposto ser a de despedida do Reino Unido do bloco europeu, começará no formato a 27, sem a primeira-ministra britânica na sala, para apreciar precisamente o pedido formalmente apresentado na véspera por Theresa May para adiar o 'Brexit' até 30 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório