Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ethiopian Airlines: Piloto não treinou no novo simulador do 737 MAX 8

A companhia aérea já tinha o simulador há dois meses, mas Yared Getachew só deveria experimentá-lo no final deste mês.

Ethiopian Airlines: Piloto não treinou no novo simulador do 737 MAX 8
Notícias ao Minuto

12:06 - 21/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Acidente

O piloto do avião da Ethiopian Airlines que caiu no passado dia 10 não chegou a treinar no novo simulador do Boeing 737 MAX 8, adianta a Reuters que falou com um dos colegas do capitão Yared Getachew.

A Ethiopian Airlines já tinha o simulador há dois meses, mas o treino do piloto só estava agendado para o final deste mês. Não se sabe se o primeiro oficial Ahmednur Mohammed treinou neste novo simulador.

Habitualmente, os pilotos de companhias aéreas comerciais fazem os treinos de atualização das aeronaves no simulador a cada seis meses.

A frota 737 MAX, que entrou ao serviço em 2017, tem um sistema autónomo chamado MCAS – sistema de aumento de características de manobra. Este software deve evitar uma perda de elevação que por sua vez pode causar uma perda de sustentação e fazer o avião descer a pique de forma descontrolada.

“A Boeing não nos enviou manuais sobre o MCAS. Na realidade sabemos mais sobre o MCAS através dos media do que da Boeing”, revelou o piloto da Ethiopian Airlines que falou com a Reuters.

A queda do avião na Etiópia fez 157 mortos. As circunstâncias do acidente são muito semelhantes às da queda do avião da Lion Air em outubro, um aparelho do mesmo modelo. Nesse acidente na Indonésia morreram 189 pessoas.

Dois acidentes que levaram vários países a interditarem o seu espaço aéreo à frota 737 MAX, tendo a Boeing decidido posteriormente suspender temporariamente toda a frota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório