Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Novo balanço do Idai aponta para pelo menos 217 mortos em Moçambique

Três mil pessoas já foram resgatadas, mas 15 mil ainda precisam de socorro urgente.

Novo balanço do Idai aponta para pelo menos 217 mortos em Moçambique
Notícias ao Minuto

07:53 - 21/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Ciclone

O ministro da Terra e do Ambiente de Moçambique, Celso Correia, fez um novo balanço do número de vítimas provocadas pela passagem do ciclone Idai pelo país. O número de mortos subiu para pelo menos 217, segundo a Reuters.

Celso Correia referiu ainda que três mil pessoas já foram resgatadas, mas que cerca de 15 mil pessoas continuam a aguardar para serem resgatadas pelas equipas de emergência.

Há receios que o número de mortos continue a aumentar nos próximos dias. Nesta altura muitas regiões moçambicanas estão inacessíveis e é impossível ter uma ideia mais concreta da real dimensão deste desastre humanitário

Filipe Nyusi, o presidente moçambicano, chegou a dizer que o número de vítimas mortais pode superar as mil.

O ciclone Idai atingiu particularmente a cidade da Beira com ventos com velocidades superiores a 170 quilómetros por hora na passada quinta-feira. 

Moçambique declarou o estado de emergência e pede ajuda internacional. Portugal já respondeu a esse pedido. Na madrugada desta sexta-feira partiu um C-130 do aeródromo de Figo Maduro, em Lisboa, com destino a Moçambique.

No aparelho seguiram 25 membros dos fuzileiros, dez do exército, três da força aérea e dois da GNR. Esta equipa vai auxiliar nas operações de busca e de salvamento no país.

O Zimbabué e o Malawai também foram afetados pela passagem do ciclone. No total, já morreram mais de 300 pessoas nestes três países. 

O ciclone Idai é considerado uma das piores tempestades que atingiram o sul de África nas últimas decadas.

[Notícia atualizada às 8h21]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório