Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Radovan Karadzic condenado a prisão perpétua

Karadzic está acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra pela sua responsabilidade no cerco de Sarajevo.

Radovan Karadzic condenado a prisão perpétua
Notícias ao Minuto

14:25 - 20/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Justiça

Radovan Karadzic, antigo líder da Sérvia foi condenado a prisão perpétua, pelos crimes de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra pela sua responsabilidade no cerco de Sarajevo e  pelo massacre de Srebrenica, para além do deslocamento de populações sob critérios étnicos em diversas outras regiões da Bósnia.

Um tribunal internacional de Haia pronunciou-se sobre o recurso do ex-chefe político dos sérvios da Bósnia-Herzegovina, Radovan Karadzic, condenado em primeira instância a 40 anos de prisão pelo seu papel durante a guerra civil (1992-95).

A decisão do MPTI sobre o destino de Karadzic, 73 anos, é uma das últimas no âmbito das guerras que sucederam à desintegração da Jugoslávia em 1991, após as independências unilaterais da Eslovénia e Croácia.

Após a morte, no decurso do seu processo, do antigo presidente sérvio Slobodan Milosevic, o ex-líder político dos sérvios bósnios era o mais alto responsável em julgamento pelo conflito na ex-república jugoslava entre os exércitos muçulmano, sérvio e croata, com um balanço de mais de 100.000 mortos e 2,2 milhões de refugiados.

Karadzic, que denunciou um processo político e negou as principais acusações, recorreu da sentença inicial em primeira instância, que a acusação considerou demasiado clemente.

Na Bósnia, o governo da Republika Srpska (RS, uma das duas entidades semi-autónomas), anulou em 2018 um relatório de 2004 sobre as mortes e criou uma comissão para conduzir um novo inquérito sobre os crimes de guerra.

Em 2017, e numa das suas últimas deliberações, o TPIJ condenou a prisão perpétua por acusações semelhantes o ex-comandante militar dos sérvios bósnios, general Ratko Mladic, que também recorreu da sentença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório